Os primeiros passos do Projeto Muda, atual Afink Árvores, surgiu a partir de uma parceria entre a Afink, o Campus II da Universidade Federal da Paraíba (Areia - PB) e a AS-PTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Familiar), com a observação da degradação contínua, ao longo dos anos, da vegetação nativa nas comunidades rurais atendidas pela Afink, numa busca por encontrar um solo apto para agricultura e geração de renda.

A parceria rendeu a doação de 500 mudas para as famílias dessas comunidades rurais e o desejo, nos membros da Afink, de produzir mais mudas. Posteriormente, no ano de 2007, através de uma parceria com o Banco do Brasil, a Afink começou a produzir e doar 5 mil mudas por ano. Percebendo um aumento da demanda pelas mudas, superior a capacidade de produção da associação, em 2012 foi criado o Projeto Muda, atual Afink Árvores, a partir de uma parceria com o projeto Kindermissionswerk da Alemanha, que propôs a produção e doação de 1 milhão de mudas. Posteriormente, o Afink Árvores recebeu o apoio de Gustavo Gusto, proporcionando a aquisição de um terreno para ampliar a produção e atender às demandas.

Até o ano de 2021, foram produzidas e distribuídas, através do Afink Árvores, mais de 1,3 milhão de mudas para prefeituras, instituições e famílias. O Afink Árvores também atua com a educação ambiental nas escolas, contribuindo com o desenvolvimento de uma consciência ecológica, responsabilidade e respeito ao meio ambiente.

Fotos do Projeto